Ensaio de Dureza/Microdureza Vickers

Ética Empreendimentos Tecnológicos

É a análise de uma peça previamente polida e em geral atacada por um reagente especifico e apropriado para cada tipo de metal, de modo a revelar a microestrutura da peça metálica em análise, ou seja, através deste ensaio é possível com o uso de microscópio para determinar os microconstituintes de um metal.

Em termos gerais, metal é um aglomerado de agregados cujos cristais podem ser de mesma composição química ou não.

A estes cristais dá-se o nome de grãos.

Com o auxílio de uma técnica apropriada, consegue-se evidenciar os contornos dos grãos de que o material é formado.

As propriedades mecânicas de um metal dependem da forma que estes grãos se organizam na estrutura do metal, e seus respectivos tamanhos.

A formação diferenciada dos grãos pode decorrer de trabalhos mecânicos aplicados à peça, ou mesmo de tratamentos térmicos, que pode melhorar as propriedades dos materiais, como ductibilidade, fragilidade, dureza, tenacidade, etc.

O registro deste Ensaio Micrográfico é feito por fotomicrografias obtidas em microscópios.

Em soldagem, busca-se com este ensaio conhecer as características do metal principalmente na zona termicamente afetada pelo calor (ZTA ou ZAC), região esta com maior possibilidade de problemas de natureza metalúrgica na soldagem.

O Ensaio de Micrografia pode fornecer as seguintes características de um metal:

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaios de Micrografia:

MI1 - Análise micrográfica em aço

Determinação da(s) microestrutura(s) da amostra (ferrita, perlita, martensita, bainita , etc) e aspecto da mesma(s), e verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc). O relatório expressa o tipo de microestrutura encontrada, a presença de microdefeitos, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI2 - Análise micrográfica em aço completo

Determinação da(s) microestrutura(s) da amostra (ferrita, perlita, martensita, bainita , etc) e aspecto da mesma(s), verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc), determinação do tipo e nível de severidade das inclusões, e o tamanho de grão ferrítico (quando aplicável) . O relatório expressa o tipo de microestrutura encontrada, a presença de microdefeitos, o tipo e nível de severidade das inclusões, os tamanhos de grãos predominantes e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI3 - Análise micrográfica em junta soldada

Determinação da(s) microestrutura(s) da junta soldada (ferrita, perlita, martensita, bainita , etc) e aspecto da mesma(s), verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc). O relatório expressa o tipo de microestrutura encontrada na junta soldada (ZTA, metal base e metal de adição), a presença de microdefeitos e até seis fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI4 - Análise de inclusões em aço

Determinação do tipo e nível de severidade das inclusões segundo a norma ASTM E45. O relatório expressa o tipo e nível de severidade das inclusões, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI5 - Determinação do tamanho de grão ferrítico em aço

Determinação do tamanho de grão ferrítico em sua predominância, segundo a norma ASTM E112. O relatório expressa o tamanho de grão predominante, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI6 - Medição de camada superficial (cementada ou descarbonetada)

​Medição da camada superficial em microns (podendo ser material de adição, ou cementação ou descarbonetação). O relatório expressa a medida média de 10 locais da amostra, se aplicável o tipo de camada e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI7 - Análise micrográfica em ferro fundido cinzento

Determinação do tipo e tamanho das grafitas segundo a ASTM A247, da(s) microestrutura(s) e aspecto da(s) mesma(s), e verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc). O relatório expressa o tipo e tamanho das grafitas lamelares, o tipo de microestrutura encontrada, a presença de microdefeitos, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI8 - Análise micrográfica em ferro fundido nodular

​Determinação do tipo e tamanho das grafitas, o grau de nodularização e o número de nódulos por mm², segundo a ASTM A247, determinação da(s) microestrutura(s) e aspecto da(s) mesma(s), e verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc). O relatório expressa o tipo e tamanho das grafitas, o grau de nodularização, o número de nódulos por mm², o tipo de microestrutura encontrada, a presença de microdefeitos, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI9 - Análise micrográfica em ferro fundido vermicular

​Determinação do tipo e tamanho das grafitas, segundo a ASTM A247, determinação da(s) microestrutura(s) e aspecto da(s) mesma(s), e verificação de microdefeitos (microporosidades, microtrincas, inclusões, etc). O relatório expressa o tipo e tamanho das grafitas, o tipo de microestrutura encontrada, a presença de microdefeitos, e duas fotomicrografias de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

MI10 - Fotomicrografia com ataque

​Uma fotomicrografia da amostra atacada com nital 3% ou água régia, de ampliações de 50X, ou 100X, ou 200X.

PREENCHA O FORMULÁRIO E REDIRECIONAREMOS VOCÊ PARA O NOSSO WHATSAPP