Ensaio de Impacto Charpy

Ética Empreendimentos Tecnológicos

O Ensaio de Impacto Charpy é um dos métodos utilizados para determinar a resistência e sensibilidade dos materiais quando submetido a certa carga de impacto.

Muito utilizado no setor de máquinas agrícolas e de movimentação de terra, principalmente para análise de juntas soldadas. O objetivo é verificar se a ZTA (zona termicamente afetada) e o metal de adição não sofreram alterações microestruturais que possam fragilizar o material e comprometer a qualidade e segurança da junta soldada.

O ensaio consiste em soltar um pendulo com massa conhecida, a uma determinada altura, o pêndulo em queda se choca com o corpo de prova, que se rompe e a energia absorvida é então registrada, sendo possível determinar a fragilidade do material.Pode ser realizado em temperatura ambiente ou em temperaturas abaixo de zero para testar a resistência ao impacto do material em baixas temperaturas.

Abaixo podemos ver um ensaio de Charpy realizado em nosso laboratório.

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaios de Impacto Charpy:

IM1 - Ensaio de resistência ao impacto (charpy) à temperatura ambiente

Determinação da capacidade de absorção de energia (tenacidade) do material (J) a temperatura ambiente. O relatório expressa a energia absorvida (J) de cada corpo-de-prova (no conjunto de 3), a média e os valores mínimo e máximo, e a temperatura de execução do ensaio (°C). 

IM2 - Ensaio de resistência ao impacto (charpy) à baixa temperatura (-50 a 0°C)

​​Determinação da capacidade de absorção de energia (tenacidade) do material (J) à temperatura na faixa de -50 a 0°C. O relatório expressa a energia absorvida (J) de cada corpo-de-prova (no conjunto de 3), a média e os valores mínimo e máximo, e a temperatura de execução do ensaio (°C).

PREENCHA O FORMULÁRIO E REDIRECIONAREMOS VOCÊ PARA O NOSSO WHATSAPP