Ensaio de Dobramento

Ética Empreendimentos Tecnológicos

O Ensaio de Dobramento consiste em apoiar um corpo de prova em cima de dois roletes, e aplicar uma força de forma a dobrar a amostra em 180º, conforme esquema:

Todas as dimensões de matriz, distância e diâmetro de Roletes, Cutelo e amostra  são definidos por normas.

Pode-se fazer o ensaio de Dobramento de Lateral da Junta Soldada, ou o dobramento de Face e Raiz de Solda.

Este é um ensaio qualitativo com o objetivo de verificar a existência de descontinuidades internas na porção dobrada.

Em juntas soldadas é possível verificar a homogeneidade da solda realizada, pois a existência de qualquer descontinuidade (poros, trincas, falta de fusão, inclusão de escória, etc) origina uma abertura na face tracionada do corpo de prova, levando a sua reprova. 

Os critérios de aceitação são definidos pelas normas de soldagem.

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaios de Dobramento:

DL - Ensaio de Dobramento Lateral

​​Verificação da presença de descontinuidades (porosidades, trincas, inclusão de escória, etc) após o corpo-de-prova (retirado na lateral da junta soldada) ser  submetido a dobramento de 180°. O relatório expressa se houve a presença de descontinuidade após o dobramento, e se houver, a dimensão (mm) da descontinuidade é expressa.

DF - Ensaio de Dobramento Face e Raiz

Verificação da presença de descontinuidades (porosidades, trincas, inclusão de escória, etc) após o corpo-de-prova (retirado na face/raiz da junta soldada) ser  submetido a dobramento de 180°. O relatório expressa se houve a presença de descontinuidade após o dobramento, e se houver, a dimensão (mm) da descontinuidade é expressa.

PREENCHA O FORMULÁRIO E REDIRECIONAREMOS VOCÊ PARA O NOSSO WHATSAPP