Ensaio de Tração em Materiais Metálicos
O Ensaio de Tração faz uso de um equipamento chamado Máquina Universal de Ensaios (Figura ao lado).
Uma amostra, preparada seguindo as normas aplicáveis, é submetido a tração com esforço progressivo por um cilindro hidráulico com capacidade de até 40 Toneladas.
Até a ruptura do corpo de prova, a tensão aplicada é registrada via software e um gráfico desta tensão pelo tempo, ou pela deformação, é gerado.
A análise deste gráfico permite ao profissional a determinação de características como:
-
Limite de Resistência à Ruptura (MPa)
-
Limite de Escoamento (MPa)
-
Alongamento do Material (%)
-
Redução de Área ou Estricção (%)
Para análises que exigem o registro da deformação é utilizado o Extensômetro conectado ao computador. Na figura a seguir é possível ver um corpo de prova já preso às castanhas da máquina universal e com Extensômetro acoplado:


A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaios de Tração
-
TR1 - Ensaio de Tração Simples
-
Determinação do Limite de Resistência à Ruptura do material (MPa). O relatório expressa as dimensões (mm) e área (mm²) do corpo-de-prova ensaiado, a carga máxima exigida para ruptura (kgF) e a resistência à ruptura do material (MPa).
-
-
TR2 - Ensaio de Tração
-
Determinação do Limite de Resistência à Ruptura (MPa), do Limite de Escoamento (MPa) e o alongamento do material (%). O relatório expressa a área do corpo-de-prova ensaiado (mm²), a carga máxima exigida para ruptura (kgF), a resistência à ruptura (MPa), a resistência ao escoamento (MPa), e o alongamento do material (%).
-
-
TR3 - Ensaio de Tração Completo
-
Determinação do Limite de Resistência à Ruptura (MPa), do Limite de Escoamento (MPa), o alongamento (%) e a redução de área (estricção - %) do material. O relatório expressa a área do corpo-de-prova ensaiado (mm²), a carga máxima exigida para ruptura (kgF), a resistência à ruptura (MPa), a resistência ao escoamento (MPa), o alongamento (%) e a estricção do material (%).
-
-
Os serviços acima correspondem apenas a um corpo-de-prova por ensaio.
-
Os ensaios de tração são realizados conforme a metodologia das norma ASTM A370, ASTM E8/E8M, ABNT NBR ISO 6892, AWS D1.1, ASME IX (QW-152).
-
O cliente deve informar o local de retirada e dimensões do corpo-de-prova, ou informar a norma para realização destes procedimentos.
-
Para preparação do corpo-de-prova de responsabilidade do cliente, aconselha-se usinar o material conforme descrito na norma ASTM A370.