Ensaios Não Destrutivos

Os Ensaios Não Destrutivos, são metodos de ensaio desenvolvidos de forma a identificar defeitos, internos ou superficiais, em peças, preservando a peça ensaiada para utilização posterior, sem rompê-la, quebra-la, ou qualquer outra operação que inviabilize sua reutilização. 

Desta forma é possível ensaiar peças ainda em produção, em campo, e outras peças de risco, de forma a indentificar a presença destes defeitos de maneira preventiva.

Como exemplo de Ensaios Não Destrutivos temos:

 

Ensaio de Partículas Magnéticas

 

O Ensaio de Partículas Magnéticas é utilizado para a identificação de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos.

O princípio deste ensaio está na geração de campo magnético na peça a ser analisada. Com a descontinuidade do material, ocorre também a descontinuidade das propriedades magnéticas e consequente criação de campos de fuga do fluxo magnético, causadores da aglomeração de partículas magnéticas nestes locais, propiciando então a identificação das descontinuidades.

 

 

Ensaio de Ultra Som

 

Este ensaio permite a identificação de descontinuidades internas em materiais ferrosos ou não.

O Ensaio de Ultra Som se baseia nos princípios físicos de reflexão de ondas acústicas em materiais. Baseados na identificação de alterações no tempo de reflexão e quantidade de energia refletida é possível indentificar problemas internos em juntas soldadas, sem a necessidade do corte da peça.

 

Ensaio de Líquido penetrante

 

Neste Ensaio para identificar defeitos superficiais,  faz-se penetrar na superficie do material, um determinado líquido. Após isso, o excesso de líquido é removido e um revelador é aplicado com o objetivo de fazer com que o líquido que estava nas cavidades dos defeitos saiam à superfície, mostrando então a localização dos defeitos presentes.

 

 

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de Ensaios Não Destrutivos

  • PM - Ensaio de Partículas Magnéticas via úmida

    • verificação de presença de defeitos superficiais (porosidades, trincas superficiais, mordedura, sobre posição, etc). O relatório expressa se há algum defeito superficial.

 

  • US - Ensaio de Ultrassom

    • Identificação de descontinuidades internas em juntas soldadas. O relatório expressa se há algum defeito interno, a localização e dimensão do mesmo.

 

  • LP - Ensaio de Líquido Penetrante

    • Revelação de trincas e porosidades superficiais. O relatório expressa se há algum defeito superficial.

 

 

  • Os serviços acima correspondem a uma amostra (peça teste) por ensaio.

  • Para comprimentos maiores que 400mm, ou peças com geometrias variadas ou ensaios realizados na estrutura do cliente, entre em contato para consulta de preços.

  • Os ensaios não destrutivos são realizados conforme a metodologia das normas DIN EN 1290, AWS D1.1 e ASME IX, cada uma quando se aplicar à característica de interesse.

  • O cliente deve informar o local para realização do ensaio, ou informar a norma para realização deste procedimento.

  • Para ensaios não destrutivos, não há necessidade de preparação (corte).

Ética Empreendimentos Tecnológicos Ltda

 

Rua Guido Romani, 394 - Parque Industrial Tanquinho

Ribeirão Preto - SP - CEP: 14075-720

Fone: (16) 3904-8900

Link Para o Youtube Ética Empreendimentos Tecnológicos
Facebook Ética Empreendimentos Tecnológicos
Linkedin Ética Empreendimentos Tecnológicos
CREA - Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia
AWS - American Welding Society
FBTS - Fundação Brasileira de Tecnologia em Soldagem