Ensaio de Macrografia

É a análise da seção de uma peça previamente polida e em geral atacada por um reagente apropriado para cada tipo de metal, de modo a expor a macro-estrutura da peça em análise. Cada solução revela diferentes defeitos e áreas na solda.

Esta análise macrográfica é feita à vista desarmada ou com auxílio de lupa.

Em soldagem, estamos interessados em verificar no Ensaio Macrográfico, a geometria (altura e largura dos reforços de solda e dimensões das pernas das soldas de filete) e organização dos cordões de solda depositados na junta em questão, a presença ou não de descontinuidades/defeitos de soldagem, a região de transição entre o metal de base e o metal de solda, chamada de ZTA (zona termicamente afetada) ou ZAC (zona afetada pelo calor).

Metalografia - Macrografia - Laboratório Metalúrgico

Macrografia Solda de Filete

Metalografia - Macrografia - Laboratório Metalúrgico

Macrografia Junta "T"

  • MA1 - Análise macrográfica em ligas ferrosas

    • ​​Verificação do aspecto macro da amostra (homogeneidade) e verificação de presença de defeitos macro (porosidades, trincas, inclusões macro, etc). O relatório expressa se a estrutura analisada macrograficamente está homogenea ou heterogenea, se há algum defeito, e duas fotos de ampliações mínimas.

 

  • MA2 - Análise macrográfica em juntas soldadas - método qualitativo (sem medição)

    • Verificação do aspecto macro da junta soldada e verificação de presença de defeitos macro (descontinuidades, porosidades, trincas, inclusões macro, etc). O relatório expressa se na junta soldada (metal de adição, ZTA e metal base) analisada macrograficamente há algum defeito, e uma foto da seção transversal do cordão de solda de ampliações mínimas.

 

  • MA3 - Análise macrográfica em juntas soldadas (com medição) 

    • Verificação do aspecto macro da junta soldada, verificação de presença de defeitos macro (descontinuidades, porosidades, trincas, inclusões macro, etc), dimensional das pernas e penetração da solda, e/ou medição conforme especificação do cliente. O relatório expressa se na junta soldada (metal de adição, ZTA e metal base) analisada macrograficamente há algum defeito, as dimensões da característica analisada conforme norma ou especificação, e uma foto da seção transversal do cordão de solda de ampliações mínimas.

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaio de Macrografia

Metalografia - Macrografia - Laboratório Metalúrgico
  • Os serviços acima correspondem a uma amostra por ensaio ou a uma seção transversal do cordão de solda por ensaio, quando aplicável.

  • Os ensaios de macrografia são realizados conforme a metodologia das normas ASTM E3, ASME IX, AWS D1.1,  DIN EN 1321.

  • O cliente deve informar o local de retirada da amostra, ou informar a norma para realização deste procedimento.

  • Para preparação do corpo-de-prova de responsabilidade do cliente, aconselha-se uma amostra plana ou realizar conforme descrito nas norma ASTM E3, ASME IX, AWS D1.1,  DIN EN 1321.