Ensaio de Dureza/Microdureza Vickers

O Ensaio de Dureza Vickers consiste em forçar, através da aplicação de uma carga pré-estabelecida, um penetrador de diamante com formato de pirâmide de dimensões conhecidas, sobre a superfície do corpo de prova a ser ensaiado.

No esquema a seguir, estão representados o ensaio e a impressão obtida após a aplicação da força:

Dureza Vickers - Laboratório Metalúrgico

Ensaio

Dureza Vickers - Laboratório Metalúrgico

Impressão Obtida

A dureza do material é obtida correlacionando, através de cálculos, a carga que foi aplicada, com a área da impressão obtida. Quanto mais duro o material, menos penetração será obtida para uma mesma força, e portanto menor a área da impressão.

O ensaio todo, assim como a medição da impressão, é realizado através de um equipamento chamado "Durômetro".

Na figura a seguir temos o Durômetro utilizado nos ensaios da ÉTICA, juntamente com seu certificado de calibração:

Durômetro Ética - Vickers - Laboratório Metalúrgico

Durômetro ÉTICA

A ÉTICA disponibiliza os seguintes tipos de ensaio de Dureza/Microdureza Vickers

  • MD1 - Medição da dureza/microdureza Vickers em materiais metálicos

    • ​​Medição de 5 pontos de dureza/microdureza vickers (HV) no local da amostra especificado pelo cliente (podendo ser para verificar uma microestrutura específica). As cargas disponíveis para realização do ensaio são: 0,3kg,  0,5kg, 1kg, 3kg, 5kg, e 10kg.

      O relatório expressa o local onde foram medidos cada ponto de dureza, a carga aplicada, os valores dos 3 pontos encontrados, a média e os valores mínimo e máximo.

 

  • MD2 - Medição da dureza/microdureza Vickers em juntas soldadas 

    • Medição de dureza/microdureza vickers (HV) no local da amostra especificado pelo cliente ou norma específica. As cargas disponíveis para realização do ensaio são: 0,3kg,  0,5kg, 1kg, 3kg, 5kg, e 10kg.

      O relatório expressa o croqui do local onde foram medidos cada ponto de dureza, a carga aplicada, os valores dos pontos encontrados, a média e os valores mínimo e máximo. Ensaio realizado com o mínimo de 5 pontos.

 

  • MD3 - Medição de camada superficial - Através de Microdureza Vickers

    • Medição de pontos de microdureza/dureza vickers (HV) em um sequência determinada pelo cliente (mm) da extremidade ao núcleo da amostra. As cargas disponíveis para realização do ensaio são: 0,3kg,  0,5kg, 1kg, 3kg, 5kg, e 10kg.

      O relatório expressa os valores de dureza associada a cada distância definida, e a carga aplicada. Ensaio realizado com o mínimo de 5 pontos.

 

 

 

  • Os serviços correspondem a um conjunto de pontos de dureza (conforme descritos acima) medidos por ensaio.

  • Os ensaios de dureza/microdureza Vickers são realizados conforme a metodologia das normas ASTM E 92, NBR NM ISO 6507-1; ASTM E384; DIN EN 1043.

  • O cliente deve informar o local de retirada e o local em que serão realizados os pontos de dureza, ou informar a norma para realização deste procedimento.

  • Para preparação do corpo-de-prova de responsabilidade do cliente, aconselha-se uma amostra plana e de dimensões mínimas de 40x40mm e 1mm de espessura ou realizar conforme descrito na norma NM ISO 6507-1.